Conali 2017

  Sobre o Conali



O Conali2017 - Conferência Nacional de Libras é uma ação social que será realizada pela Feneis - Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos, no período de 24 a 26 de abril de 2017, em Porto Alegre/RS. O Conali2017 pretende abrir momentos de reflexões e debates com a comunidade surda e profissionais da área de Libras de todo o Brasil.

O Conali2017 tem como objetivo principal o fortalecimento das discussões de políticas públicas para a área de Libras, estabelecendo metas e deliberações num processo transversal e federativo, bem como a celebração de toda a comunidade Surda e profissionais que atuam na área de Libras com a oficialização da legislação Federal de nº. 10.436/2002, que reconhece  a Libras - Língua Brasileira de Sinais, como meio legal de comunicação, expressão e outros recursos linguísticos a ela associados.

A Libras é entendida como uma forma de comunicação e expressão, de natureza visomotora, com estrutura gramatical própria, a qual se constitui de um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos das comunidades surdas do Brasil.

A "Lei de Libras" completará 15 anos de oficialização no dia 24 de abril de 2017 e por essa conquista, associamos para essa mesma data a comemoração dos 30º aniversário de fundação da Feneis. A entidade é filantrópica, sem fins lucrativos, com a finalidade de defesa das políticas linguísticas, educação, cultura, saúde e assistência social, em favor da comunidade surda brasileira, bem como da defesa de seus direitos.

Celebrar essas conquistas é o que nos motiva a apresentar a todos o Conali2017, pois percebemos o quanto avançamos e o quanto consolidamos ações de políticas públicas no cenário Brasileiro, em prol da comunidade surda e dos profissionais da área de Libras. Os nossos esforços e trabalho ao longo desses 30 anos vem permitindo gerar muitas possibilidades para a área de Libras, e com isso, festejaremos com a certeza de que estamos no caminho de um futuro melhor para todos.

O Conali2017 convida você e sua comunidade para juntos refleitimos sobre os objetivos propostos no âmbito das ações das políticas públicas para a área de Libras e entre outros fomentos de defesa aos direitos humanos e da promoção da igualidade.

O Conali2017 encontra-se destinado para comunidade surda, deficientes auditivos (DA), professores, instrutores, pesquisadores, tradutores e intérpretes de Libras/Português e áreas afins.



OBJETIVO


O Conali2017 tem por finalidades:


Ampliar o compromisso das administrações regionais da Feneis e da sociedade brasileira com as políticas públicas da área de Libras, defesa dos direitos humanos e promoção da igualdade;

Fortalecer as discussões científicas, estabelecendo metas e deliberações, num processo transversal e federativo;

Fomentar a participação social na construção, implementação e monitoramento das políticas públicas para a área de Libras na educação, saúde, acessibilidade, direitos humanos e entre outros;

Reavaliar a acessibilidade comunicacional em Libras no cenário brasileiro, reafirmando os direitos à liberdade de expressão e comunicação;

Propor ações para o fortalecimento das políticas públicas na área de Libras no âmbito regional, promovendo uma articulação em nível Nacional, entre a Feneis e os poderes públicos.