Primeira vez por aqui?
Bem-vindo, bem-vinda! Conali2023

A Conferência Nacional de Libras (Conali) é um evento social, artístico e científico organizado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e que teve sua primeira edição realizada no ano de 2017 em Porto Alegre. Esse ano, a Feneis vem promover, no período de 19 a 21 de abril, em Brasília (DF), a Conali 2023.

Por meio do compartilhamento e debate sobre projetos e ações feitas por e para pessoas surdas, a Feneis deseja mobilizar as comunidades surdas brasileiras a se atualizarem quanto às realidades vividas pelas pessoas surdas em nosso país – nos levando a compreender nosso tempo e reafirmar nosso compromisso com as demandas específicas das pessoas surdas quanto à justiça social e os direitos humanos. Pois, a Feneis defende, e deseja entender cada dia melhor, como todos as pessoas surdas devem ser tratadas com dignidade independentemente de sua raça, gênero, orientação sexual, idioma, cultura, idade, religião e das múltiplas identidades que os compõem.

A Conali2023 também é um espaço de celebração e acompanhamento dos efeitos de 21 anos da Lei de Libras (lei federal nº 10.436/2002) e 36 anos da fundação da Feneis (16/05/1987). Um encontro para toda a comunidade surda e os profissionais que atuam na área de Libras compartilharem seus projetos, críticas e reflexões sobre o que temos vivido na relação entre direitos humanos e pessoas surdas na atualidade de nosso país.

Segundo a Federação Mundial de Surdos (WFD),

 “os nossos direitos humanos como surdos que usam uma multiplicidade de línguas de sinais devem ser reafirmados e garantidos quando se trata de nossos direitos à educação de qualidade e inclusiva em línguas de sinais nacionais, acesso igualitário à informação e participação plena em nossas sociedades”.

Ao nos juntarmos para pensar a relação entre pessoas surdas e direitos humanos, posicionamos as pessoas surdas como cidadãos e participantes ativos na construção tanto de suas próprias histórias pessoais, assim como da democracia no Brasil.

Destacamos a importância de garantir os direitos humanos de todas as pessoas surdas durante as diferentes crises que enfrentamos como cidadãos surdos do mundo. Com isso, convidamos a todos os interessados para o desafio de refletirmos juntos sobre os direitos humanos dos surdos e a situação do Brasil.

VAMOS JUNTOS?

NOSSOS OBJETIVOS

Os objetivos de nossa edição desse ano são:

1

Ampliar o compromisso da Feneis e da sociedade brasileira com as políticas públicas da comunidade surda, defesa dos direitos humanos e promoção da igualdade;

4

Mapear e propor ações de orientação e supervisão das ofertas de Educação Bilíngue de Surdos nas regiões do Brasil;

2

Estabelecer metas e encaminhamentos em um processo transversal considerando especificidades regionais e suas esferas governamentais;

5

Avaliar a oferta e eficácia de acessibilidade comunicacional em Libras no cenário brasileiro, reafirmando os direitos à liberdade de expressão e comunicação;

3

Fomentar a participação social das pessoas surdas na construção, implementação e monitoramento das políticas públicas para a áreas de educação, saúde, acessibilidade, direitos humanos e outros;

6

Desenvolver estratégias de articulação, a nível Nacional, entre a Feneis e os poderes públicos.