eixo2

EIXO TEMÁTICO 1

Direitos Humanos e Pessoas Surdas no Brasil

Debater sobre os problemas e as propostas de soluções para problemas vividos pelas pessoas surdas brasileiras em tempos de emergência e crise humanitária mundial.

EIXO TEMÁTICO 2

Atualidades em Estudos Surdos e de Línguas de Sinais no Brasil

Debater sobre novas pesquisas nos campos dos Estudos Surdos (Antropologia, Sociologia, Política, Saúde e História dos Surdos) e dos Estudos da Linguagem em Línguas de Sinais (Linguística formal, cognitiva ou aplicada) compreendendo os recortes no contexto brasileiro.

eixo
eixo3

EIXO TEMÁTICO 3

Educação de Surdos Bi/Multilíngue e Inclusiva no Brasil

Debater sobre políticas, teorias e práticas pedagógicas/educacionais que pensam o bilinguismo e inclusão de pessoas surdas em todos os níveis e formatos ofertados pelos sistemas de ensino no Brasil.

EIXO TEMÁTICO 4

Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais no Brasil

Debater sobre estudos e produtos de tradução e/ou interpretação de Língua de Sinais intra e intermodais e seus impactos na autonomia e mobilidade social das pessoas surdas.

eixo5
eixo6

EIXO TEMÁTICO 5

Tecnologia, Acessibilidade e Empregabilidade de Pessoas Surdas no Brasil

Debater sobre como as áreas de tecnologia, acessibilidade, empregabilidade e empreendedorismo tem pensado soluções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas surdas no Brasil.

EIXO TEMÁTICO 6

Interseccionalidades em Comunidades Surdas Brasileiras

Debater sobre problemas e propostas de solução para questões no âmbito das diversidades quem compõem os perfis de pessoas surdas no Brasil hoje.

Pensando, para isso, o ser surdo e: negro, mulher, LGBTQIAP+, indígena, quilombola, origem socioeconômica, entre outros.

eixo4
eixo7

EIXO TEMÁTICO 7

Artes, Esportes e Produções Culturais Surdas no Brasil

Debater sobre as pessoas surda na participação, formação e acesso aos espaços artísticos e/ou esportivos no Brasil.

Considerando, nesses contextos, as pessoas surdas como agentes e consumidores desses fazeres e espaços.