O retorno do manual que vai te deixar por dentro do que fazer - e não fazer - durante a maior experiência da comunidade surda brasileira.

O Conali2023 é um evento que abraça e valoriza todas as diferenças! Nos ajude a garantir um ambiente respeitoso para todos.

Trabalhar na Feneis é acreditar na força que tem a diversidade. Mais do que isso, é discutir, incentivar e promover a inclusão de todas as pessoas. Além do ambiente corporativo, também acreditamos nisso quando estamos fora da empresa.

Desde 2016, incluímos nos nossos eventos nosso Código de Conduta, e assim demos início ao nosso projeto de diversidade e inclusão, marco muito importante nos eventos e para Feneis. Essas diretrizes reforçam nosso posicionamento, como empresa e evento, e garantem um ambiente seguro para todos.

No embalo, lançamos em 2017 um código para guiarmos nossa conduta dentro da empresa e no nosso dia a dia de trabalho. Temos um time interno de ética, que auxilia os Feneisers a tomarem decisões alinhadas com o que a Feneis espera deles, garantindo que o espaço da Feneis seja o mais diverso e inclusivo possível.

Manter esse ambiente de respeito, apoio e promoção da diversidade é um dever para nós, e também precisa ser para aqueles que estarão conosco nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2023. Assim, não poderíamos agir diferentemente no Conali2023: apresentamos aqui nosso manual do que fazer e não fazer durante o evento!

Confira o Código de Conduta do Conali2023

Primeiramente, vale ressaltar que o código se aplica a todas(os) as(os) envolvidas(os) com o Coanli2023, ou seja: palestrantes, fornecedoras(es), patrocinadoras(es), parceiras(os), participantes e outros. Ele se aplica a todas as interações relacionadas ao evento, sejam elas pré, durante ou posterior a sua data de realização, em todos os nossos canais.

Não passarão

Assédios ou intimidações de qualquer tipo não serão tolerados.

Mas o que entendemos por assédio?

Além de contato inadequado ou atenção sexual indesejada, o assédio inclui outras ações, como linguagem verbal, materiais por escrito, gravações, fotografias ou objetos que são direcionados ou usados de uma maneira que afete negativamente uma pessoa ou crie um ambiente intimidador, hostil ou ofensivo.

Sendo assim, não trate ninguém de forma desrespeitosa devido à cor, raça, nacionalidade, religião, aparência física, gênero, idade, deficiência, gravidez, orientação sexual, estado civil, necessidade especial ou simplesmente por não concordar com algum posicionamento ou escolha da pessoa.


Comportamentos racistas, sexistas, capacitistas, homofóbicos, que incitam assédio e exclusão são inadmissíveis. Apenas não seja essa pessoa

Seja essa pessoa!

Depois de falarmos tudo o que não deve ser feito, aí vão algumas dicas de como nos ajudar durante os dias de evento.

Respeite as filas: por exemplo, aguarde a sua vez no happy hour e respeite as gestantes e outras pessoas que têm fila preferencial nos banheiros!

Respeite a organização do evento: eles trabalham o ano todo para garantir os melhores dias para todas as pessoas que estão no Conali2023! Acabou o happy hour e a orientação é esvaziar o espaço? A festa sempre vai continuar em outro lugar! A sala onde você gostaria de estar lotou? Não se preocupe, muitas outras palestras interessantes vão estar rolando e a nossa feira de negócios não para!

Acima de tudo, respeite as pessoas! Lembre-se de que a diversidade está em todo mundo, de alguma forma, e que o Conali2023 é um evento que abraça e valoriza todas as diferenças.

Como relatar?

Passou por alguma situação ou viu alguma coisa que não está de acordo com esse código, acontecendo? Não hesite em notificar nosso Comitê de Ética imediatamente, eles estão preparados para ajudar a mediar qualquer situação de desconforto e tomar as medidas cabíveis.


Lembre-se de sempre registrar o nome das pessoas envolvidas para que possamos encontrá-las, além de anexar capturas de tela caso possível. Você pode registrar um relato através do nosso formulário, clicando neste link.

Lembre-se que a organização e o Comitê de Ética do Conali2023 não têm acesso ao histórico de conversas privadas realizadas através da plataforma do evento.

Você tem o direito de utilizar esse histórico como recurso para abertura de um relato, e caso algum desvio de conduta ocorra de forma privada recomendamos que seja feita uma imagem desse histórico, a ser anexada ao fim deste formulário de abertura de relato.

Sobre o Comitê de Ética do Conali:

Durante todo o evento teremos um comitê de ética identificado atuando para que o código seja cumprido.

Caso você receba uma advertência de qualquer tipo, ou uma solicitação para cessar algum comportamento, pare imediatamente!

Se o comitê entender que o código foi violado, as medidas cabíveis serão tomadas, o que pode variar entre um convite formal de exclusão do evento (sem reembolso e ao critério do comitê) até a busca das medidas legais adequadas. O código existe para ser cumprido!

Lembre-se: para estar inscrito no evento, você deu aceite no Código de Conduta, presente nos Termos e Condições das inscrições.


Faça a sua parte e venha com a gente fazer do Conali2023 um evento diverso e inclusivo!


Nos vemos em abril de 2023!