Chamada de Trabalhos

Disponibilizamos as normas, diretrizes e demais documentos necessários aos (as) autores (as) que desejam submeter seus artigos da Conali2023.

COMO APRESENTAR SEU TRABALHO NA CONALI?

A Conali 2023 é composta principalmente do compartilhamento de experiências e práticas vindas da própria comunidade surdas e dos profissionais e instituições que desenvolvem ações para esse público. Por isso, abrimos espaço para submissão de trabalhos como estratégia de construção coletiva e compartilhada de nosso evento.

As apresentações de trabalhos serão feitas no formato de pôster bilíngue (Libras/LP); considerando as regras de formato e os eixos temáticos que compõem nossa edição desse ano.

QUAIS SÃO AS DATAS MAIS IMPORTANTES?

19/01 a 10/03/2023

Submissão dos Trabalhos (resumos)

15/03/2023

Resultados dos Trabalhos Selecionados

07/04/2023

Envio do pôster completo (arquivo no formato de banner)

07/04/2023

Prazo para o Pagamento da Taxa de Impressão do Banner

19 a 21/04/2023

Conali2023

30/06/2023

Envio do artigo completo para o livro;

31/06/2023

Confirmação para da “Carta de Aceite” do livro

25/09/2023

Lançamento do Livro

QUAIS SÃO OS EIXOS TEMÁTICOS?

Sobre o tema geral dessa edição, Direitos Humanos e as Pessoas Surdas no Brasil: atualidades, emergências e inovações”, a Conali 2023 solicita que os trabalhos submetidos dialoguem com os seguintes eixos temáticos:

Confira aqui

QUAL É O FORMATO DE SUBMISSÃO?

Os envios dos trabalhos para avaliação devem ser feitos em arquivo de PDF, até 10/03/2023, pelo link disponível no site do evento, seguindo as seguintes orientações:

  • Gênero textual: resumo expandido;
  • Título: em maiúscula, negrito, com alinhamento centralizado;
  • Nome do(s) autor(es): no máximo cinco, nome da instituição entre parênteses e alinhamento à direita;
  • Tamanho: mínimo de 600 palavras e máximo de 1200 ao total.
  • Palavras-chave: de 3 a 5 termos;
  • Tamanho do Papel: A4;
  • Margens: superior, inferior e direita com 2,0 cm e esquerda 3,0 cm;
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples;
  • Alinhamento: justificado.
QUEM VAI AVALIAR OS TRABALHOS?

A comissão científica do Conali 2023 contará com a participação de 10 pareceristas, surdos e ouvintes sinalizantes, pesquisadores e atuantes nas áreas abordadas em nosso evento. A Comissão Científica tem por função assessorar a coordenação geral das atividades programadas, em relação às questões relacionadas ao desenvolvimento científico dos trabalhos submetidos e selecionados para os eixos temáticos. A comissão científica se reserva o direito de aprovar trabalhos em uma categoria diferente daquela que fio submetida – por exemplo, um trabalho que foi submetido para comunicação pode ser aprovado no formato de pôster, ou vice-versa.

QUAL É O FORMATO DE APRESENTAÇÃO?

Os trabalhos aprovados para pôsteres deverão ser apresentados em Libras com suporte de Língua Portuguesa escrita, seguindo os seguintes formatos: 

PÔSTERES BILÍNGUES (LIBRAS/LP):  

A apresentação do pôster deve seguir as normas de montagem e apresentação:

  • TAMANHO: 90 de largura e 150 de comprimento. Os pôsteres que não seguir as orientações excederão o painel de afixação e não terá como realizar a fixação para realizar sua apresentação.
  • MODELO: A Conali2023 disponibilizará o modelo para a montagem do seu pôster. Orientamos que utilize o modelo oficial do evento (disponibilizado em extensão PowerPoint) para sua edição e entregue na versão final em PDF.
  • ESTRUTURA DO TEXTO: a) Título do Resumo; b) Autor(es); c) Introdução; d) Objetivos do trabalho; e) Resumo da metodologia, f) Principais resultados e conclusões.
  • IMPRESSÃO DOS PÔSTERES: informamos que, por questões operacionais, a comissão organizadora vai fazer a impressão e fixação dos pôsteres. Para isso, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar seus trabalhos em formato PDF seguindo o modelo disponibilizado. A confirmação deverá ser realizada após o pagamento do boleto bancário que será emitido pelo sistema do Conali 2023. O pagamento tem por finalidade de custear as despesas que envolve a impressão do Banner em Lona Brilho (tamanho 1.50x0.90m / 4x0 cores), bastão e a corda para dispor no tripé durante a apresentação. Recomendamos que fique(m) atento (s) a data de vencido do boleto bancário, a fim de garantir a impressão e sua apresentação nas atividades programadas para o Conali 2023.
  • APRESENTAÇÃO NO EVENTO: Os autores deverão se apresentar no espaço de exposição de posteres 10 minutos antes do horário estipulado na programação e estar disponível para interagir com o público.
  • RETIRADA DOS PÔSTERES: Após a conclusão das apresentações de pôsteres no Conali 2023, os autores deverão retirar o banner e levar juntos com seus pertences pessoais. Lembrando de deixar os suportes de tripés (que pertencem à comissão organizadora).
COMO SERÁ A PUBLICAÇÃO DA CONALI2023?

A Feneis, por meio da comissão científica da Conali 2023, reunirá e organizará os trabalhos científicos selecionados para publicação de um livro comemorativo pela Editora Feneis.

Os autores que obtiverem aprovação de seus resumos para apresentações (de pôsteres ou comunicação sinalizada), deverão encaminhar o videotexto com a tradução de seus resumo expandidos para publicação do livro, através no site do Conali2023 até dia 30 de junho de 2023. Para isso, os atores deverão seguir as orientações das normas de formatação que será enviada pela comissão do evento.

DOWNLOADS - TEMPLATE E MODELOS

Há duas possibilidades de submissão de trabalhos: Resumo Simples ou Trabalho Completo. Para elaboração do trabalho, o participante deverá utilizar o template correspondente:

Apresentação de Pôster

Confira os modelos e template estão disponibilizar abaixo:

posters

Modelos de Templates

A Comissão Científica disponibiliza template de comunicação e modelo de pôster para a Conali2023

MODELO DE PÔSTER

 

MODELO DE APRESENTAÇÃO POWER POINT